Bombeiros de Ermesinde e Valongo apoiados em campanha da Lipor

Decorreu esta segunda feira a entrega dos donativos às diversas entidades selecionadas pelos municípios, que receberão um valor, de acordo com a quantidade de materiais separada nas Festas e Romarias dos respetivos Concelhos.
Esta ação decorreu no âmbito da estratégia de promoção da Recolha Seletiva, o Projeto “Recolha Seletiva em Festas e Romarias” e é mais uma resposta da LIPOR e dos Municípios associados à necessidade de aumentar os quantitativos de materiais encaminhados para reciclagem.
Do concelho de Valongo foram abrangidos os Bombeiros de Ermesinde e Valongo, de Gondomar os bombeiros de Areosa- Rio Tinto, Valbom, Melres, S. Pedro da Cova e Gondomar, da Maia a SOCIALIS – Associação de Solidariedade Social.
Neste caso específico pretendeu a Lipor promover a gestão sustentável dos resíduos produzidos em iniciativas tais como: romarias, feiras temáticas e similares. Em função da quantidade de material recolhido nestes locais, é garantida a atribuição de um benefício direcionado a Causas Sociais e de Apoio à Comunidade, substanciando a promoção de práticas conforme os preceitos da Economia Circular e da Responsabilidade Social.
Desde o seu arranque em maio de 2017 e durante o ano, o projeto Festas & Romarias foi implementado num total de 16 festas, romarias e similares, tendo sido recolhidas um total de 31.488 kg de resíduos recicláveis (papel, cartão, embalagens de plástico e metal e vidro) a que corresponde um valor total de retribuição como donativo de 9.750 €.