Quatro projetos OPJV inaugurados esta quinta-feira

O Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, inaugura na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, os quatro projetos realizados no âmbito do Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV), na categoria escolar:

  • -10h00 – Escola Básica de Balselhas – Projeto: Parque D’Artes Escola e Comunidade | Proponente: Ricardo Rebelo Azevedo descrição do projeto: implementação de um parque infantil no espaço do recreio da escola;
  • 11h00 –  Escola Básica de Outeiro – Brincar sem barreiras… também é aprender! | Proponente: Francisco da Silva Nogueira,  descrição do projeto: implementação de um parque infantil inclusivo no espaço do recreio da escola;
  • 15h30 –  Escola Secundária de Alfena – Projeto: Com cobertura a chuva não me toca | Proponente: Diogo Ferreira Cunha descrição do projeto: implementação de coberturas entre os pavilhões na escola;
  • 16h30 –  Escola Básica de Alfena – Projeto: Sala de Aula do Futuro | Proponente: Vicente Oliveira Ferraz descrição do projeto: implementação de uma sala do futuro na escola.

O OPJV é um projeto do Município de Valongo que visa o envolvimento dos jovens na comunidade de uma forma mais construtiva e participada. Através da criação de um pensamento dinâmico e crítico sobre o território que agrega as cidades de Valongo, Ermesinde e Alfena e as vilas de Sobrado e Campo, o OPJV permite que os jovens não só apresentem as suas ideias, mas também que as construam, debatam e concretizem. Podem participar no OPJV jovens dos 6 aos 35 anos de idade que estudem ou residam no concelho de Valongo.

Entretanto, está já a decorrer a edição de 2018 do OPJV. A receção de propostas para o Orçamento Participativo Jovem de Valongo (OPJV) termina no dia 2 de março. Os projetos intergerações são a principal novidade da 5.ª edição, que no total disponibiliza 120.000 Euros. Cada projeto vencedor será financiado com 10.000 Euros: 5 projetos na categoria “Escolar”; 5 projetos na categoria “Extraescolar” e 2 projetos “Gerações”. A criação desta nova categoria para projetos intergerações é a principal novidade da edição deste ano.

“O Orçamento Participativo Jovem de Valongo é uma das iniciativas que se insere no nosso projeto global «Uma Comunidade Mais Esclarecida é uma Comunidade mais Participativa». Todos os anos inovamos e aperfeiçoamos o OPJV, que é já um modelo de inspiração para outros municípios”, salienta o Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. Em 2018, o objetivo é juntar duas gerações, juntar a sabedoria dos mais velhos com a irreverência dos mais novos e colocar isto ao serviço da comunidade. Pode ser o avô ou a avó, ou vizinhos seniores, a juntarem-se aos mais novos. Esta ideia tem muito potencial porque podem surgir visões e estratégias diferentes”, considera autarca, que é também o Presidente da Rede Portuguesa de Autarquias Participativas.