Secretário de Estado da Juventude em Valongo

Está a decorrer no Museu Municipal de Valongo, a Conferência Internacional «Caminhos a Seguir».

A sessão de abertura foi presidida na manhã desta quinta-feira pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que louvou a atitude da Câmara de Valongo, referindo-se ao Manual Breve de Cidadania Local, ao OPJV e a outras ações que têm vindo a ocorrer. O governante falou também da iniciativa governamental de Orçamento Participativo Jovem a nível nacional, apelando à participação.

Antes, José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara de Valongo, tinha falado dos vários projetos da autarquia, destacando os prémios e distinções que a autarquia tem recebido.

Este evento conta com intervenções dos maiores especialistas mundiais em processos participativos, nomeadamente Yves Cabannes – Emeritus  Professor in Developmente Planning da University College, de Londres, Fernando Pindado Sanchez – diretor-executivo do Observatório Internacional de Democracia Participativa; Shari Davis – coordenadora do Orçamento Participativo de Boston (na foto); Giovanni Alegretti – co-diretor da Autoridade Independente para a Garantia e Promoção da Região Toscana e Xoán Mao – secretário-geral do Eixo Atlântico, entre outros.