Pedalar por uma causa: pelos Bombeiros de Valongo

Chama-se André Carvalho e aos 36 anos prepara-se para mais uma aventura. Bem, não será mais uma mas sim A AVENTURA.

90 horas para percorrer 1200 quilómetros.
É verdade. Mil e duzentos quilómetros. A distância que separa, por exemplo,o Porto e Paris. E sim, em 90 horas a contar ininterruptamente.
Habituado a lides semelhantes, embora nunca tenha ido além dos 738 (!) quilómetros seguidos quando percorreu de lés-a-lés a Estrada Nacional 2 em 57 horas, André Carvalho quis fazer algo mais com esta aventura. Quis que o seu esforço fosse, de alguma forma, benéfico para a comunidade que o acolhe há muitos anos. E assim surgiu a ideia de contactar uma série de empresas do concelho que se disponibilizassem a oferecer a uma causa solidária 10 cêntimos por cada quilómetro que conseguisse percorrer. O valor total angariado será depois encaminhado para a aquisição de equipamentos de proteção individual para os Bombeiros Voluntários de Valongo.
Se bem o pensou, melhor o fez. Nos últimos dias, o pouco tempo livre tem sido dividido entre a preparação física para a prova e os contactos com empresas do concelho. Apesar de algumas contrariedades, André Carvalho não desmoraliza e mantém-se firme na convicção de que vai juntar o útil ao agradável. “Participar nesta prova é fruto da minha paixão pelas bicicletas, por este tipo de desafios e como corolário natural de outras aventuras semelhantes. A ideia de a tornar solidária foi uma consequência do enorme respeito que tenho pelo trabalho realizado pelos bombeiros voluntários, em condições nem sempre ideais, e da possibilidade de poder fazer algo de concreto pela minha comunidade. Falei com o comandante Bruno Fonseca que se mostrou desde logo disponível para embarcar nesta aventura e acredito que, com a ajuda do tecido empresarial do concelho e da população em geral, conseguiremos alcançar os objectivos comuns”.
Surpreendido pela dimensão da prova mas não pela vertente solidária que lhe foi dada, Bruno Fonseca, comandante dos Bombeiros Voluntários de Valongo, manifestou-se “orgulhoso pela forma como os valonguenses têm, das mais variadas maneiras, mostrado o seu apoio aos bombeiros. A iniciativa do André é extraordinária a todos os níveis pois trata-se de um duplo esforço: o de fazer uma prova de 1200 quilómetros em 90 horas e o de angariar uma verba que se destina a algo tão importante quanto a aquisição de equipamento de proteção individual para os bombeiros”. Conhecedor do habitual contributo das empresas do concelho para com os bombeiros, ainda assim o comandante mostrou-se convicto da adesão a esta iniciativa. “Deixo aqui o apelo às empresas do concelho de Valongo para que apoiem esta ideia e, consequentemente, os bombeiros. É importante que o André veja reconhecido o seu esforço para que possa cumprir a sua missão e deixar-nos a todos orgulhosos”.
Consciente da magnitude do esforço a que vai estar sujeito, André Carvalho mostra-se confiante no duplo sucesso desta aventura e lança um repto a todos os valonguenses. “Apesar de ser uma prova quase solitária, deixo aqui o apelo para que todos se envolvam pois o contributo está aberto a todos. Acredito que no fim seremos muitos a concluir este desafio e a contribuir para uma causa tão nobre quanto a de equipar os nossos bombeiros para que possam desempenhar o seu trabalho com mais qualidade e, sobretudo, com segurança”.
Alma cheia, bicicleta afinada e pernas preparadas. Resta esperar que a solidariedade dos valonguenses consiga dar a força extra que o André Carvalho necessita para atingir os seus objetivos: completar 1200 quilómetros em menos de 90 horas e angariar uma verba significativa para a causa dos Bombeiros Voluntários de Valongo.

SAIBA COMO
AJUDAR

Além das empresas e entidades, também os particulares se poderão associar a esta iniciativa através de um donativo. Estes donativos serão entregues aos Bombeiros Voluntários de Valongo e serão utilizados para a compra de Equipamentos de Protecção Individual (EPI). Para contribuir poderá fazer uma Transferência bancária para o IBAN: PT50 0035 0284 00699748500 19

Todas as informações acerca desta iniciativa estão disponíveis no site www.bvv1200km.eu ou poderão ser obtidas via email para bvv1200km@andrecarvalho.eu