Inaugurado trilho ecológico da LIPOR

Abertura do Trilho Ecológico da LIPOR teve lugar, hoje, dia 16 de setembro, pelas 10h00, em Baguim do Monte e foi assinalada com uma Corrida/ Caminhada.

 Integrada na Estratégia de promoção da Biodiversidade, a LIPOR e Municípios Associados, desenvolvem mais uma infraestrutura que visa aproximar a Comunidade ao Rio Tinto, devolvendo-o à sua população – o Trilho Ecológico da LIPOR.

 A abertura do trilho foi assinalada com a presença do Presidente da Câmara de Valongo e Administrador da Lipor Dr. José Manuel Ribeiro e do Dr. Quirino Jesus, Administrador da Lipor do Município de Espinho. Estiveram ainda presentes diversos representantes do poder local e outras entidades. 

Na abertura do trilho participaram cerca de 650 pessoas, a correr e a caminhar. 

Desde a inauguração do Parque Aventura em 2009, a sua abertura à população no Verão de 2010, a inauguração do Caminho Pedonal em 2015, que liga o Apeadeiro de Águas Santas/ Palmilheira ao Parque, a criação do Passadiço em 2016, ladeando o Rio Tinto, ano após ano, têm vindo a ser desenvolvidas ações em prol do conhecimento e da preservação da biodiversidade. 

Trilho Ecológico da LIPOR, pretende apresentar a biodiversidade, o Rio Tinto na sua plenitude e promover o contacto da população com a envolvência, ajudando à proteção, divulgação, preservação e valorização do património ambiental. 

Na construção do Trilho Ecológico foram utilizadas de cerca de 38 toneladas de plásticos mistos, 100% reciclados, para a produção dos lancis, pilaretes e mobiliário urbano. 

A LIPOR e os seus Municípios Associados dão mais um passo na aproximação da Comunidade ao Rio Tinto.