Centro Logístico para o Pingo Doce abre esta quarta feira em Alfena

O grupo Jerónimo Martins celebra, amanhã quarta feira, 27 de setembro, pelas 11 horas, a inauguração do centro logístico para a região norte, localizado em Alfena, no concelho de Valongo. O evento coincide com as comemorações dos 225 anos do grupo dono da cadeia Pingo Doce.

Para a inauguração do maior investimento privado das últimas décadas na região, esteve prevista (e marcada) a presença do Presidente da Republica, Marcelo Rebelo de Sousa, mas a sua deslocação a Angola para assistir à tomada de posse do novo Presidente angolano, inviabiliza esta presença. O Jornal Novo Regional apurou que deverá ser o primeiro-ministro António Costa a presidir à inauguração, juntamente com o líder do grupo, Alexandre Soares dos Santos e o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro.

O novo entreposto logístico, cuja construção tem sido adiada desde 2011, representa um investimento de “75 milhões de euros”, revelou na semana passada, em entrevista ao programa Eco24, Alexandre Soares dos Santos. Esta será a “unidade mais moderna na Europa”, afirmou o ex-presidente da Jerónimo Martins, que cedeu o lugar ao filho (Pedro Soares dos Santos) para se dedicar inteiramente à Sociedade Francisco Manuel dos Santos, acionista maioritária do grupo dedicado à distribuição e indústria.

Estima-se a criação de entre 267 a 390 novos postos de trabalho em Alfena, onde o novo centro vai centralizar as operações de abastecimento das lojas da região norte. O projeto, que inicialmente representava um investimento de 54 milhões de euros, segundo anunciou a autarquia local por ocasião do arranque da construção do centro, em abril de 2015, abrangeu a requalificação da Estrada Municipal 606, que liga Sobrado e Alfena.

Apesar da inauguração ocorrer esta quarta-feira, o complexo já se encontra em funcionamento há alguns meses.