Apresentado livro e miniaturas da Bugiada

O novo livro da coleção da Progestur «Rituais com Máscara»,  é inteiramente dedicado à Festa da Bugiada e Mouriscada de Sobrado, uma das principais logomarcas do Município de Valongo.
A mais recente publicação da Progestur foi apresentada publicamente no dia 31 de agosto no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, com a música típica da Festa tocada ao vivo.
No auditório completamente lotado, foram também apresentadas as miniaturas das principais figuras desta poderosa manifestação cultural que se realiza uma única vez por ano, em Sobrado, no dia de São João.
O novo livro e as miniaturas lançadas no âmbito do programa comemorativo dos 180 Anos do Concelho de Valongo constituem assim novos instrumentos ao serviço da valorização e difusão desta tradição ímpar.
“A publicação de um número da coleção Rituais com Máscaras, dedicado à Bugiada e Mouriscada de Sobrado, é mais um importante e imprescindível passo para o reconhecimento e promoção deste património cultural intangível, vivo e dinâmico”, considera o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, que assina o prefácio da obra.
Editado pela Progestur, o livro «Rituais com Máscara | Rota das Máscaras em Portugal – Valongo» tem como coordenador Hélder Ferreira. Os textos são da autoria de Maria João Nunes e as fotografias são de Elisa Alves, Hélder Ferreira e Nuno Feliz.
No livro é feita uma viagem pelos costumes, rituais e tradições que todos os anos levam às ruas de Sobrado centenas de pessoas, de todas as idades, que se divertem, relembrando as lutas entre mouros (Mourisqueiros) e cristãos (Bugios). Esta viagem pela Bugiada permite também conhecer o património histórico e cultural, as paisagens, a gastronomia e muitas outras atrações do Município de Valongo.
O livro «Rituais com Máscara | Rota das Máscaras em Portugal – Valongo» pode ser adquirido no Museu Municipal de Valongo e no Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada.

 

texto e foto: GI CMV