Couce em festa com Fernando Rocha

No âmbito do programa comemorativo dos 180 Anos do Município, a Câmara Municipal de Valongo, em parceria com a Junta de Valongo, promove nos dias 5 e 6 de agosto o evento “Couce em Festa”, que visa a promoção e valorização de uma das mais belas Aldeias de Portugal. Situada no coração do Parque das Serras do Porto, mais precisamente no vale do Rio Ferreira em Valongo, a Aldeia de Couce inclui um pequeno povoado de origens remotas com marcadas vivências rurais, cujo estilo de vida provém da estreita relação com a terra e com os recursos naturais locais.

A abertura oficial do evento «Couce em Festa» realiza-se no sábado, às 11h30, na entrada da Aldeia, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

O fim-de-semana de 5 e 6 de agosto será animado por arraiais e pela recriação dos merendeiros em família com muita música, teatro, jogos tradicionais e dança ao ritmo das canções populares. Aos aromas da natureza, vai juntar-se o cheiro dos petiscos e iguarias confecionados no local, onde não faltará a bela regueifa e o biscoito tradicional.

O comediante Fernando Rocha é o cabeça de cartaz do programa de animação, onde se destacam também as atuações das bandas musicais de S. Martinho do Campo e de S. Vicente de Alfena e ainda das associações Os Filhos da Pauta, Grupo Dramático e Recreativo da Retorta, Cabeças no Ar e Pés na Terra, Grupo Etnográfico Cantadeiras do Leça, Grupo Etnográfico de Danças e Cantares do Norte, Teatro Amador Susanenese, Associação Desportiva e Cultural dos Canários de Balsenhas e Associação Desportiva e Recreatica da Gandra. Participam ainda no Couce em Festa, a Associação das Coletividades do Concelho de Valongo, a Companhia Boca de Cão, o Centro Hípico de Valongo e Alto Relevo Clube de Montanhismo.

A Autarquia assegura transporte gratuito nos dias da iniciativa “Couce em Festa”, a partir das 10h45, desde o lugar da Azenha até à Aldeia de Couce.