Alameda da Igreja muda paisagem de Campo

A vila de Campo tem uma paisagem renovada com a Alameda de Campo que foi inaugurada no dia 29 de julho, sábado, numa cerimónia que contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, bem como do Presidente da União de Freguesias de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa, e do Pároco de Campo, José Macedo, para além de outros autarcas e pessoas da freguesia e não só.
Para levar música ao evento, a Banda Musical de S. Martinho de Campo abrilhantou a inauguração do espaço público.
Recorde-se que a empreitada  implicou um investimento público superior a 350 mil euros incluiu o desvio da estrada, a construção de novos muros de contenção, a criação de uma ampla área pedonal em frente à Igreja Paroquial e a criação de 200 lugares de estacionamento na quinta.
Além da nova Alameda, o projeto global denominado Centro Cívico de Campo inclui o recém inaugurado (em 15 de julho) Espaço Multiusos em frente à Junta de Freguesia de Campo e a transformação dos jardins da Quinta do Passal numa zona de lazer de fruição pública. No âmbito deste projeto, estão também em curso as obras para a construção de uma horta pedagógica e de um pomar comunitário, que se inserem num espaço verde de 6 hectares cedido ao Município de Valongo em regime de comodato pela Diocese do Porto.
O convidado principal desta inauguração, D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, mostrou conhecer a dureza do trabalho das minas, até porque o seu pi fora mineiro em Arouca. O prelado disse que “esta obra é uma homenagem a quem ousou sonhar uma terra de gente feliz e a felicidade das pessoas, como disse o senhor presidente da Câmara”. O Bispo do Porto agradeceu também a generosidade da família Moreira Gonçalves pelo legado da Quinta do Passal, uma propriedade que agora está ao serviço de todos.
José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo salientou o investimento público de aproximadamente meio milhão de euros que “vai fazer felizes muitas pessoas” no Centro Cívico de Campo.
Por sua vez, Alfredo Sousa, presidente da Junta destacou o orgulho neste projeto que vai trazer mais qualidade de vida à população e que é mais uma conquista para a freguesia e para a paróquia.