USF de Valongo ganhou Prémio Missão Continente

A Unidade de Saúde Familiar (USF) de Valongo venceu o Prémio Missão Continente. A USF de Valongo apresentou o projeto Literacia em Saúde e o apoio é de 14700 euros.

A cerimónia de entrega do prémio vai acontecer nas instalações da USF de Valongo no próximo dia 13 deste mês (quinta feira).

Este projeto tem quatro medidas, a saber:

1ª Capacitação para o uso adequado dos serviços, informando continuamente na sala de espera com Módulo interativo o funcionamento, horários, intersusbstituição, etc

2ª: Informação adequada sobre o desenvolvimento do processo assistencial com entrega de Roteiros onde estão definidas as tarefas com que cada profissional se compromete para cada utente em Programa de Saúde. Elaboração de material de ajuda à capacitação dos doentes : Guias da Febre, Guia da Asma, Guia do Cuidador. Articulação de cidadãos com a UCC- Preparação para o Parto e com a URAP: na Diabetes e Pré Obesidade, Cessação Tabágica

3ª: Capacitação sobre problemas mais prevalentes em grupos de doentes com a mesma patologia. Formação em grupos de doentes: com Diabetes e com Pré Obesidade.

4ª: Planos de cuidados a doentes com necessidades especiais, ferramenta de ajuda na tomada de decisão, que os oriente na escolha entre duas ou mais opções, como vacinação extra Programa Nacional de Vacinação, doenças desmielinizantes, doentes com demência, doentes com Fibromialgia, doentes com Doença Celíaca, etc.