Trabalhadores da Empresa de Lousas em greve

Os trabalhadores da Fábrica da Empresas de Lousas de Valongo estiveram em greve uma hora no passado dia 14 de junho. Com esta greve, que ocorreu entre as 14 e as 15h os  trabalhadores exigiram aumentos salariais.

Face à recusa da empresa a encetar diálogo, o protesto repete-se a 23 e 30 de Junho.Para além de um aumento salarial de 50 euros, os trabalhadores da empresa do sector da construção exigem a reclassificação das categorias profissionais e a uniformização do subsídio de alimentação, em 6 euros para todos. Em nota do Sindicato dos Trabalhadores da Construção de Viana do Castelo e Norte (SCMPVCN/CGTP-IN), é dito que a acção de luta foi decidida por unanimidade pelos trabalhadores, em plenário, onde exigiram «mais respeito por quem trabalha».

O sindicato lembra ainda que se trata de «homens e mulheres com profissões de risco e de desgaste rápido, como mineiros, ladrilhadores, guincheiros» que continuam a ganhar o salário mínimo nacional.

Durante a hora em que pararam, os trabalhadores da Lousas de Valongo estiveram concentrados em frente às instalações da empresa.