Entrevista ao Presidente da Junta de Campo e Sobrado Alfredo Sousa

O presidente da Junta de Freguesia de Campo e Sobrado, Alfredo Sousa, considera “muito positivo” o seu primeiro mandato à frente dos destinos da nova freguesia que surgiu da agregação das freguesias de Campo e de Sobrado no tempo do governo PSD/CDS.
Alfredo Sousa considera que a lei que permitiu a agregação é muito negativa e injusta e que a sua posição continua a ser pela desagregação porque, “as populações de Campo e de Sobrado são socialmente muito diferentes. A Junta de Freguesia está a conseguir dinamizar a sua ação sem que as populações fiquem a perder com a agregação, mas continuo a defender a separação. As populações não perderam os serviços de proximidade, mas continuam a querer manter a sua identidade. No primeiro meio ano de mandato tivemos de criar condições para a nova realidade. A propósito, é interessante ver que quem votou pela agregação na Assembleia da Republica, surja agora a defender que Valongo continua a ter cinco freguesias”.

“Primeiro demos
prioridade a Sobrado”

O autarca continua: “nos primeiros dois anos de mandato demos prioridade a Sobrado, sentimos que necessitava de maior investimento. Concluímos a Casa das Artes, num investimento total de 240 mil euros, estamos com um investimento muito forte e permanente no Cemitério de Sobrado, com uma equipa permanente de cinco homens. Fizemos dois ajustes diretos com a colocação de cubos e rede de águas pluviais para melhorar as condições do cemitério. Há ainda muito para fazer, mas o orçamento também condiciona. Ainda em Sobrado fomos fazendo pequenas intervenções, como o alargamento da Rua do Visconde e outras vias, para além da requalificação do lavadouro da Gandra. Melhoramos as condições no Largo do Passal, com a eliminação do “joelho viário” que ali existia e recentemente instalamos uma esplanada e bancos de jardim.

“Avançamos para o Centro Civico de Campo”

Quanto a Campo, Alfredo Sousa refere que foi concluído o edifício da Casa das Associações, foi iniciada e concluída a primeira parte do Centro Cívico de Campo (Espaço Multiusos), foi requalificada a Rua de S. Martinho e têm sido feitas requalificações nos lavadouros (neste momento está a decorrer uma intervenção no lavadouro do Borbulhão).
Da atividade da Junta de Freguesia destaque ainda para a aquisição de três terrenos, um para acrescentar ao espaço envolvente da Casa das Associações em Campo e dois em Sobrado, um para melhorar o denominado Parque de Merendas da Lomba e outro mais recente para o futuro Parque de Lazer da Gandra, que deverá merecer intervenção neste verão.
Diz Alfredo Sousa que, “temos feito aquilo que prometemos no nosso programa eleitoral, mas mais do que isso, temos mesmo ultrapassado esse objetivo”.
O autarca salienta ainda o processo para melhoramento do campo de jogos do SC Campo. “Já foram feitos contactos com empresas para a obra de arrelvamento por ajuste direto. A Junta já tem 50% da propriedade desse espaço, bem como os direitos e deveres daí decorrentes e na próxima época o SC Campo já vai jogar no relvado. Importante é que, com este passo, ficam criadas as condições para o desenvolvimento do clube através da implementação de camadas jovens com formação adequada e em condições dignas, os nossos jovens merecem bem este investimento.”
Para o presidente da Junta de Campo e Sobrado, a freguesia continua a ter carências, várias até, porque diz “não se pode fazer tudo ao mesmo tempo. Temos um valor de investimento puro de mais de um milhão e meio de euros, mas precisamos de muitos mais meios para investir em situação que achamos que são de desenvolver, tendo como objetivo melhorar a qualidade de vida das nossas comunidades”.

“No próximo mandato a Junta deve orientar-se para o ambiente”

Alfredo Sousa defende que no próximo mandato a ação da Junta deve orientar-se em prol do ambiente, dando como exemplo a limpeza e requalificação do Rio Ferreira e suas margens.
Numa outra vertente o autarca refere haver necessidade de adquirir mais terrenos, um deles para a Casa Mortuária e outros para fazer a ligação do espaço Multiusos à Alameda em frente à Igreja de S. Martinho que está a ser construída, bem como à Quinta do Passal, também alvo de intervenção municipal e que resulta de um contrato de comodato entre a Igreja e a Câmara Municipal de Valongo. Diz Alfredo Sousa que “esta ligação é fundamental que seja efetuada rapidamente”.
Sobre outras intenções de intervenção, o autarca refere também a necessidade de melhorar o antigo Campo de Fijós (em Sobrado) com a instalação de relvado sintético. A construção de nichos e ossários no Cemitério Paroquial de Sobrado e requalificação do Parque de Merendas da Lomba e Parque da Gandra e a requalificação da Rua Fialho de Almeida.
Questionado acerca das relações entre a Câmara e a Junta, o presidente da Junta de Campo e Sobrado refere que “tem havido muita cordialidade e um intercâmbio de interesses. Temo-nos ajudado mutuamente e a Câmara tem-se portado bem com as populações, como aliás é seu dever. Havia promessas em Sobrado com mais de vinte anos que foram cumpridas só agora”.
Sobre a intervenção da Câmara, Alfredo Sousa refere o acordo e a intervenção sobra a Quinta do Passal. “Vai ser uma grande mais-valia para a freguesia e para o concelho, uma vez que o espaço vai estar disponível para o grande público, com condições de segurança para fruir da natureza da melhor maneira possível”.