Sobrado com espaço do cidadão

O Espaço do Cidadão de Sobrado, o primeiro da Rede Municipal de Proximidade Administrativa do Município de Valongo, foi inaugurado no dia 17 de março pelo Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro. Este equipamento público localiza-se no Largo do Passal, na antiga Escola de Campelo, onde num único balcão de atendimento personalizado, os cidadãos têm acesso a diferentes entidades e a inúmeros serviços da administração pública (central e local), sem terem de se afastar muito dos seus locais de residência ou de trabalho.
Os Espaços do Cidadão vão também ser pontos de apoio à rede pública de Bibliotecas, facilitando o acesso dos leitores aos cerca de 40.000 livros disponíveis, que podem ser requisitados e levantados nos Espaços do Cidadão, onde está disponível o Catálogo online da Rede de Bibliotecas de Valongo.
No dia da inauguração do Espaço do Cidadão de Sobrado, José Manuel Ribeiro fez questão de entregar pessoalmente o primeiro livro aqui requisitado ao sobradense Nuno Ferreira, que foi o primeiro leitor a beneficiar deste serviço de proximidade, aproveitando para ler o livro «D. Amélia», sem ter de se deslocar à sede do concelho.
“Queremos dar às pessoas a oportunidade de ler, sobretudo às que não têm dinheiro para comprar livros”, frisou o autarca, referindo que este serviço vem compensar o encerramento dos polos de leitura de Campo e de Sobrado.
“A abertura deste Espaço do Cidadão é um momento muito especial, que vai mudar a vida da comunidade da Vila de Sobrado. Este equipamento público significa uma grande mudança na vida das pessoas e na forma como nos relacionamos com elas. As pessoas deixam de ter de ir a Valongo e neste espaço podem contar funcionários experientes e preparados para ajudar no dia-a-dia não só em questões relacionadas com a Câmara Municipal, mas também com a Administração Central”, afirmou José Manuel Ribeiro, referindo que após a abertura da Loja do Cidadão em Ermesinde faltava completar este esforço de descentralização dentro do próprio concelho.
Na próxima semana será inaugurado o Espaço do Cidadão de Campo e na semana a seguinte o de Alfena.
“Com a abertura do Espaço de Cidadão e em breve do Núcleo de Memória do Ciclismo que é muito importante para Sobrado estamos a dar vida a este espaço. Utilizem-no e deem a conhecer esta estrutura, concluiu o autarca”.