Continuam comemoração dos 180 anos do concelho de Valongo

As comemorações do 180º aniversário do Município de Valongo prosseguem esta sexta-feira, dia 31 de março, pelas 15h00, no Museu Municipal de Valongo, com a recriação histórica da primeira Reunião de Câmara realizada em 1837, a cargo da Associação Cultural – Cabeças no Ar e Pés na Terra.

Após o apontamento teatral, terá lugar a palestra «Valongo, um Concelho com 180 anos», que inclui as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro; do historiador Joel Cleto, que abordará a «Importância do património arqueológico e imaterial de Valongo para o desenvolvimento do concelho»; e do historiador José Manuel Tedim, que se pronunciará sobre a temática «O património religioso de Valongo e seu impacto no Grande Porto».

Nesta iniciativa destaca-se também a apresentação do livro “Contributos para a história económica e social de Valongo entre 1258 e 1835” da autoria do historiador e professor catedrático, Joel Mata.

A conferência «Valongo, um Concelho com 180 anos» termina com a apresentação da pintura mural realizada a partir de fotografias antigas do concelho, pelo artista plástico do concelho Luís Filipe Santos.